terça-feira, 17 de abril de 2018

Filosofia e a pesquisa da reportagem da Folha de São Paulo


O Brasil realmente é um país hilário. Jornalistas formados por correspondência, que mancham o jornalismo de verdade feito no Brasil, e olha que atualmente é muito escasso.
Mais uma vez, na contra mão do resto do mundo, "pesquisadores" brasileiros chegaram a brilhante conclusão que Filosofia e Sociologia, por serem obrigatórias, atrapalharam alunos a aprender Matemática.
Eles são muito brilhantes e conseguiram refutar mais de 2.500 anos de História da Filosofia. Afinal, o matemático Tales de Mileto e Pitágoras, não eram antes de tudo os precursores da Filosofia. Platão não considerava a Matemática como o único nível abaixo da Filosofia, Aristóteles e a lógica também não tem nenhuma relação com o pensar matemático, os medievais então, construindo sistemas lógicos e modelos do cosmos. Quem dirá Descartes e Pascal, Leibniz, na modernidade, só para dizer dois, Frege e Wittgenstein, esse último um matemático que certamente emburreceu.
Enquanto Matthew Lippmann construía um sistema, um método para ensinar crianças a Filosofia, pois, como professor universitário viu seus alunos incapazes de pensar logicamente e construir argumentos consistentes, corroborado por uma pesquisa feita no Reino Unido, comparando crianças que aprenderam Filosofia e Matemática com crianças sem Filosofia e apenas Matemática, no qual as primeiras tiveram melhor resultado que as últimas, só no Brasil aconteceu o contrário, só aqui foi ruim para os alunos.
Quem dirá então sucesso da série "Merli", da Netflix, que retrata a em cada episódio a atuação de um professor de filosofia e ensina de verdade, sem diluição da disciplina, conceitos e ideias de filósofos e escolas filosóficas.
Não gosto de usar aquele discurso que parece sindical, mas não querem mesmo que se pense no Brasil. Ainda há uma mentalidade de formar gente que repita ações, sem pensar sobre elas. Gente que vive na obscuridade intelectual, a margem da razão, da discussão de ideias.
Tive a sorte de ter um pai que me instigou a curiosidade e um capital intelectual rejeitado por muitos. Apesar de não ter concluído o Ensino Fundamental, era curioso e leitor compulsivo, só o vi rejeitar a leitura uma vez, quando eu na universidade comprei um livro e ele tentou ler, depois de ler umas 50 páginas ele veio e me entregou dizendo que aquele ele não conseguiu entender, eu nem havia visto meu pai pegar o livro. Apesar disso, ele foi curioso.
Que importa? Os exímios pesquisadores resolveram uma questão muito difícil, e como disse, desconstruíram 2.500 anos de História.
O que me assusta é ver um suposto filósofo, Renato Janine Ribeiro, assinar o texto da reforma que tira a Filosofia do Ensino Médio, um sofista moderno que só lhe interessa o dinheiro? Que a história o diga.
Deixo aqui quatro links, os dois primeiros sobre pesquisas em relação à Filosofia, o terceiro um texto da ANPOF e por último uma pesquisa de opinião feita pelo Senado sobre a permanência da Filosofia e da Sociologia.


http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/filosofia-ajuda-a-aprender-melhor-matematica-e-linguagens-diz-estudo-664gv9skcaqt1fhhlousa4mgq



https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/03/estudar-filosofia-faz-com-que-o-desempenho-escolar-das-criancas-melhore-sugere-pesquisa.html



http://www.anpof.org/portal/index.php/pt-BR/artigos-em-destaque/1576-pela-obrigatoriedade-das-disciplinas-de-filosofia-e-sociologia-no-ensino-medio



https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=103041&voto=favor

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